Gestação



Olá mamães vim hoje contar um pouco de como foi minha gestação!nos 2 primeiros meses não senti nada, menstruei normalmente até o 3 meses!no terceiro mês comecei a ter muito enjoo terrível e fiquei assim toda gestação,tudo que eu comia jogava fora..mais claro isso foi meu caso não é assim com todas!fiquei muito chorona rsrs coisa que nunca fui de chorar atoa nem mesmo em uma situação que as vezes pede choro rsrs,fiquei também muito nervosa e nessas horas o maridão que paga né,mais isso tudo faz parte pois nossos hormônios ficam elevados,mais tente ficar calma,relaxar,porque passa tão rápido!     a baixo vou deixar como é a gestação a cada semana!

gestação nas primeiras 9 semanas!


Na semana seguinte à fertilização, o óvulo fecundado avança até o útero. Ele é menor que a cabeça de um alfinete. 
Em poucos dias, as células de dentro darão origem ao bebê. As do lado externo formarão a bolsa amniótica e a placenta. 

O blastocisto perde então sua camada protetora e se implanta na parede do útero. É a nidação. 
Na quinta semana de gravidez, o bebê tem o tamanho de uma sementinha de gergelim. O embrião começa a tomar forma. Surgem os primeiros órgãos. 

A pele do bebê é transparente, e dá para ver o cérebro e a medula espinhal. 
Nesta fase, o sistema circulatório do bebê também se forma, e é aí que o coraçãozinho começa a bater. 
Por enquanto, o bebê se parece mais com um girino que com um ser humano. Ele recebe nutrientes e oxigênio pelo cordão umbilical. O cordão está ligado à placenta, que acabou de se formar. 

Na nona semana, o embrião perde a pequena cauda que tinha, e fica cada vez mais parecido com uma pessoa. Já tem braços e pernas, dedinhos, boca, nariz, olhos e o princípio das orelhas. 
O bebê tem agora o tamanho de uma uva, e pesa apenas alguns gramas. 

Como explicar o dom da vida! 


gestação primeiras 15 semanas!

             Com dez semanas de gravidez, o bebê tem o tamanho de uma noz. Ele está passando de embrião a feto. O rosto está formado, e começam a surgir os botões dentários, que virarão os dentes..
A partir de agora, os órgãos crescem rápido.
O bebê abre e fecha as mãos e contrai os dedos do pés.

Graças aos reflexos e aos músculos, o bebê se mexe bastante. Mas só dá para sentir os chutes dentro da barriga por volta das 20 semanas de gestação.

O cérebro, o sistema nervoso e o intestino estão crescendo. O fígado produz glóbulos vermelhos para substituir a vesícula vitelínica, que vai desaparecer.

O cordão umbilical tem muito trabalho. O oxigênio e os nutrientes chegam ao bebê por uma veia. Depois, o sangue volta para a placenta por duas artérias do cordão.

Na semana 12 os rins produzem urina. O bebê faz xixi no líquido amniótico e depois engole esse líquido de novo.

Na semana 14, os olhos e as orelhas do bebê estão no lugar certo. Ele faz até caretas!

Está começando o segundo trimestre da gravidez. Para muitas mulheres, é o período da gestação em que elas se sentem melhor.



gestação agora com 20 semanas!
  

15 e 20 semanas, o bebê dobra de tamanho. À medida que o corpo cresce, o sistema nervoso amadurece rapidamente, conectando o cérebro ao resto do corpo.

Os nervos saem do cérebro e passam pelo tronco encefálico até chegar à coluna. De lá, se estendem aos membros,O esqueleto do bebê também está em transformação.


o desenvolvimento sensorial acelera. O cérebro do bebê está designando áreas especiais para o olfato, paladar, audição, visão e tato.

Agora, o bebê já consegue ouvir as batidas do coração da mãe, assim como sua voz. É hora de conversar com ele.

Com cerca de  semanas 18, as mães entram em uma das fases mais emocionantes da gravidez:
 As mexidas de braços e pernas podem a princípio parecer leves coce guinhas, mas ficarão mais fortes e frequentes a cada semana. 

Na semana 20, o bebê pesa cerca de 280 gramas e mede uns 25 centímetros, da cabeça até o calcanhar.

Esta semana metade da gravidez já passou.





gestação agora com 27 semanas!

Entre as semanas 21 e 27, o tato do bebê se desenvolve, assim como suas impressões digitais.

Quando a mãe passa a mão ou aperta levemente a barriga, muitas vezes sente o bebê se mexer ou dar um chuti de volta. O bebê gosta de tocar e sentir o próprio rosto ou qualquer outra coisa a seu alcance, como o cordão umbilical.

Daqui para a frente, ele vai continuar experimentando suas novas habilidades.

Com cerca de 23 semanas, o bebê já engole, e em breve seus soluços ficarão perceptíveis.

Esses soluços são uma parte absolutamente normal do desenvolvimento e podem ocorrer várias vezes ao dia.

Os pulmões também estão formando milhões de minúsculas.


Através dela, ele põe líquido amniótico para dentro e para fora dos pulmões.

Na  semana 24, um bebê é capaz de sobreviver fora do útero, só que com grande ajuda médica.

Na semana 27, as pálpebras do bebê se abrem por reflexo, mas ele ainda não enxerga.

Os lábios estão formados, e ele conta com pequenas papilas gustativas na língua.

Seu peso é de cerca de 900 gramas, e a altura de mais ou menos 37 centímetros.

Agora só falta pouco para o seu bebê nascer!


gestação agora com 37 semanas!


              Aqui começa o último trimestre de gestação. Com 28 semanas, o bebê pesa pouco mais que 900 gramas. Seu peso triplicará até o nascimento e produzirá uma camada de gordura para ajudar a mantê-lo aquecido fora do útero.

O esqueleto do bebê está endurecendo, mas os ossos do crânio ainda não se fundiram.

Na hora do parto, eles vão se aproximar para a cabeça passar com mais facilidade.

Bilhões de neurônios já existem para criar conexões cerebrais que serão essenciais no aprendizado dentro e fora da barriga da mãe.

O bebê consegue abrir os olhos e visualizar a luz que passa pelo útero. Ele também ouve muito bem.

Com a aproximação do parto, a pele do bebê perde pedacinhos de uma substância esbranquiçada que recobre todo o corpo para protegê-lo do líquido amniótico. O bebê engole alguns desses pedaços junto com outras secreções. Isso se transformará em suas primeiras fezes.

Na  semana 37, a pele está rosada e macia,o bebê não é mais tão enrugado e já tem aparência de recém-nascido. Ele está ganhando uns 30 gramas por dia, e pesa cerca de 2,7 kg. Se nascer agora, não será mais considerado prematuro.

Preparando-se para o parto, a maioria dos bebês muda de posição e fica de cabeça para baixo, até o momento de vir ao mundo.

  


Enfim pronto!


              Seu bebê já está pronto para chegar ao mundo! Agora ele está acumulando gordura para poder se manter quentinho depois que nascer. Os meninos tendem a nascer um pouco maiores que as meninas.

Os órgãos do bebê estão totalmente desenvolvidos. Conforme ele vai engordando, as ruguinhas e as "pelancas" vão desaparecendo. Apesar de ele estar bem apertadinho dentro do útero, vai continuar se mexendo bastante até a hora de nascer.

Se você achar que os movimentos do bebê diminuíram ou pararam, procure o médico. O mais provável é que o bebê esteja apenas dormindo, mas o melhor é tirar a dúvida e descartar a probabilidade de algum problema.

Share
Tweet
Pin
Share